👉 Mantenha a manutenção do aquecedor em dia. O ideal é fazer uma revisão pelo menos uma vez por ano, e sempre com um técnico qualificado para este serviço.
👉 Observe a vida útil do equipamento. Acredite, os aquecedores à gás tem prazo de validade! Se o seu aquecedor tem mais de 10 anos, pode ser hora de trocar por um modelo mais moderno e seguro.
👉 Cuidado com a temperatura. Regule a água do aquecedor de forma que seja necessário acionar somente o registro de água quente na hora do banho. Isso evita o desperdício de gás e de água.
👉 Se for viajar, ou ficar fora alguns dias, feche o registro de gás. Assim, você evita vazamentos.👉 Fique de olho no funcionamento do aquecedor. Se você notar alguma alteração na chama, no cheiro ou na pressão da água, desligue o aparelho e chame um técnico para avaliar qual é o problema.
👉 Não instale ou faça a manutenção do aquecedor por conta própria. Siga as normas da ABNT e as orientações do fabricante.
👉 Atente-se à ventilação do ambiente. Apesar dos equipamentos possuírem ventilação forçada para exaustão dos gases da combustão, e bom manter sempre uma janela aberta ou uma grelha de ventilação permanente.
Seguindo esses cuidados, você pode usar o aquecedor a gás com tranquilidade e segurança.😉
⚠️ Na foto mostro um aquecedor, com mais de 12 anos de uso, sem a manutenção preventiva anual, que vazou e provocou curto circuito na placa eletrônica de controle. ⚡ Por sorte, só desarmou o disjuntor de proteção!
Comentários
Postar um comentário