Olá! Hoje quero tratar do fechamento de sacadas com vidro. O fechamento das sacadas é uma prática comum e desejada por muitos moradores de condomínios residenciais. 
Indiscutivelmente, e por experiência própria, posso listar como principais vantagens: a redução do ruído externo e o aumento do conforto. Um dos pontos mais importantes, para mim, foi resolver o problema de bitucas de cigarro arremessadas dos andares mais altos, e que caíam na minha sacada 

Entretanto, antes de tomar a decisão de instalar vidros para fechamento da sacada, você deve:
Verificar as normas do seu condomínio: cada condomínio pode ter um regulamento próprio sobre o fechamento de sacadas, definindo o tipo, a cor, o modelo e os acessórios do vidro que devem ser usados para manter a padronização da fachada.
O fechamento de sacadas pode ser considerado alteração de fachada, que precisa ser aprovada em assembleia pelos condôminos, conforme o artigo 10º, inciso I, da Lei n.º 4561/64. 
Escolher um vidro de segurança: a norma ABNT NBR 16259 - Sistemas de envidraçamento de sacadas: requisitos e métodos de ensaio exige que sejam utilizados vidros de segurança temperados ou laminados no fechamento de sacadas.
Esses vidros têm maior resistência ao vento e à quebra, e evitam a queda de estilhaços em caso de acidentes. 
Considerar vidros laminados, pois além da proteção, algumas marcas também têm a vantagem de absorver quase 100% da radiação ultravioleta, protegendo os objetos e materiais no interior da sacada.
Se o condomínio permitir, hoje existem vidros de controle solar: esse tipo de vidro possui um revestimento metálico que reduz o ganho de calor do sol, melhorando as condições de conforto térmico da sacada.
Ele pode ser encontrado em diferentes colorações e taxas de reflexão, adequando-se às diversas situações e climas.
Contratar uma empresa especializada: para garantir a qualidade e a segurança do serviço, é recomendável contratar uma empresa que siga as normas técnicas e ofereça garantia e assistência técnica.
Verificar se a empresa que fará a instalação possui alvará de funcionamento e se está em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas. Geralmente os condomínios sugerem 3 empresas, que o síndico qualificou.
Importante preparar o bolso, pois o custo do fechamento das sacadas com vidro pode assustar. 
Não pense em reduzir qualidade para baixar preço!!! Aqui qualidade conta muito e evita dores de cabeça futuras...
Bastante coisa para se preocupar, não é verdade? Mas ainda não acabou 
Após a instalação você precisa:
Manter a limpeza dos vidros. Ninguém merece ver um condomínio com fachada suja e mal cuidada...
É recomendável usar produtos neutros e panos macios para limpar o vidro, evitar objetos pontiagudos ou abrasivos que possam riscar ou danificar o material. 
Fazer a manutenção periódica dos vidros após **a instalação**, seguindo as orientações do fabricante ou da empresa contratada. Verificar periodicamente o estado das roldanas, dos trilhos e dos perfis de alumínio.
Ajude deixando suas sugestões e contribuições compartilhadas nos comentários!

































Ajude deixando suas sugestões e contribuições compartilhadas nos comentários!

*Imagem de Freepik
Comentários
Postar um comentário